Escola Estadual Newman Queiroz 4 Bimestre
Newman Queiroz
ALUNO(A):_________________________________________________________________________________Nº_________
PROFESSOR(A): LUIZ JEFFERSON CRUZ DE OLIVEIRA
1º SÉRIE/TURMA/TURNO: _________________________________ DATA: ____/____/________
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 03.
Caminhar emagrece, sim! E ainda turbina a auto-estima
Além de emagrecer, a caminhada também melhora a auto-estima. A informação é do médico Joaquim Martins. Ele diz ainda que apertar o passo é a melhor maneira de perder calorias, ganhar fôlego e deixar as pernas fortes.
O especialista alerta que não dá para começar com pique de maratonista. “Cada um deve respeitar o seu limite”, ensina o médico Joaquim Martins, ele mesmo um adepto das caminhadas. Segundo o médico, o segredo é não cometer exageros, pois a pessoa pode se machucar e o pior, ficar vários dias de molho. Ele alerta que o ideal é começar devagar e acelerar o passo aos poucos. Ele diz ainda que é importante ficar de olho na postura e manter a cabeça sempre alinhada com a coluna e o abdômen contraído durante toda a caminhada.
Outra dica do especialista é que andar em ritmo acelerado se consegue resultados mais rápidos do que caminhando normalmente. Segundo os especialistas em atividade física, a caminhada pode ser tão eficaz como uma corrida e ainda com a vantagem de o risco de lesão ser mais baixo porque o impacto é bem menor.
Quem mantém uma rotina de malhação diária sabe o prazer de se exercitar. “Transforme a atividade física em um hábito, como tomar banho ou almoçar. Depois de incorporada ao seu estilo de vida, você até vai sentir falta quando não puder se exercitar”, ensina a professora de educação física e doutora em Ciências da Saúde, Socorro Cirilo. Ela garante que para ter um corpo jovem e uma saúde de ferro o ideal é adotar a combinação exercícios regulares e hábitos saudáveis que segundo a ciência, é o verdadeiro elixir da juventude.
Segundo Socorro