Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico
Escola: Espaço do projeto político – pedagógico/ organização de Ilma Passos Alencastro Veiga, Lúcia Maria Gonçalves de Resende. – Campinas, SP : Papirus, 1998. – Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.
4 – A ação coletiva como referencial para a organização do trabalho pedagógico
Sem desconsiderar a necessária participação dos diversos segmentos envolvidos na ação educacional para a concretização de um projeto político pedagógico, o foco desta análise dirige-se para o trabalho efetivado pelos profissionais do ensino no desenvolvimento do projeto da escola.
Duas questões foram apresentadas como ponto de partida para essa intervenção: Em que sentido o projeto político- pedagógico altera significativamente a organização do trabalho escolar? Como os compromissos efetivados coletivamente modificam o conjunto das ações docentes executadas no interior da escola e, consequentemente, geram resultados que expressam melhoria da qualidade de ensino? O projeto político-pedagógico é um elemento articulador da organização do trabalho pedagógico. Os aspectos constitutivos da organização do trabalho pedagógico são estudados por meio de três eixos orientadores da observação e da análise realizada- gestão, currículo e avaliação.
Eixos de análise e formulação do projeto político- pedagógico A formulação em torno do projeto político- pedagógico afasta-se da concepção de planejamento de ensino estruturado com o objetivo de suprir as exigências burocráticas desarticuladas das necessidades e exigências da escola, visando, em seu lugar, à formalização da proposta construída e vivenciada em todos os momentos e por todos os envolvidos com o processo educacional. O projeto político- pedagógico constitui-se em via possível para a modificação de uma estrutura baseada na compartimentalização e na prática individualizada que se efetiva no interior da escola, reorientando as para uma unidade de objetos que direcione e conduza a