escola em período integral
É importante ressaltar que não basta aumentar o tempo de permanência do aluno dentro do espaço escolar . Há a necessidade de focar o ensino aprendizagem integral , aguçando a curiosidade e interesse do aluno , interagindo de forma transversal o conhecimento e a percepção de fatos novos . Fazer um mapeamento do perfil do aluno e da comunidade em que ele está inserido , para trazer nas atividades, uma relação entre a realidade em que eles vivem e o potencial a ser desenvolvido .
Não basta atividades lúdicas desconectadas , que por muitas vezes provocara desinteresse e desestímulo para interação e aproveitamento ; tornara-se somente artifício para preencher o tempo de permanência do aluno na escola . Fundamental é a visão de educação integral e permanente desenvolvendo através da arte como a dança , música , instrumentos musicais , artes cênicas , o esporte , pinturas , esculturas , confeitarias , e tantas outras alternativas que possam expressar a integração e interação dos alunos , baseadas na realidade e vivência da comunidade . O professor deve atuar como mediador entre a atividade e o aluno ; deve estimular o interesse , a curiosidade, e apresentar de forma transversal novidades , estabelecendo sempre uma conexão com as experiências já vivenciadas .
A preparação para a vida social e o desenvolvimento para inúmeros ofícios profissionais deve fazer parte dos objetivos à alcançar , incluindo também a participação de voluntários da comunidade para expor experiências . O estímulo dessa interação entre escola e a comunidade promove a integração entre alunos , professores e moradores como uma só unidade , visando o bem comum e o desenvolvimento intelectual , social e profissional para os alunos .