Escola de Posicionamento - Resumo
Escola de Posicionamento
A Escola de Posicionamento é uma das mais famosas e utilizadas pelas organizações, ela faz referência à estratégia de forma que a define como um processo analítico. O processo analítico da escola de posicionamento busca estudar os fatores presentes no cenário externo a organização.
De acordo com Mintzberg, a escola de posicionamento se dividiu em 3 ondas. A primeira onda sobre influência militar através da publicação do livro “ A arte da guerra” de Sun Tzu e do Livro “On war” de Com Clausewitz. A segunda onda teve como principal influência a Boston Consulting Group, através de meios imperativos de consultoria, por meio da Matriz de Crescimento – Participação (a famosa matriz BCG) e a Curva de Experiência. A terceira onda se deu pelo desenvolvimento de posição empíricas em busca de uma relação entre o cenário interno e o cenário externo, Michael Porter foi então o principal autor desta busca e se tornou principal referencia da escola de posicionamento através de suas publicações “Estratégia Competitiva” e “Vantagem Competitiva”.
A Escola de Posicionamento mudou o conceito de estratégia para as empresas, principalmente para as indústrias, mostrando que o posicionamento da empresa no mercado é uma das poucas estratégias chaves que podem definir o sucesso ou insucesso de uma organização dentro do seu segmento.
De acordo com Porter em 1980, em sua obra “Estratégia Competitiva” pode-se definir 5 forças básicas, seriam elas: o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores, os novos entrantes do segmento (novos concorrentes), os produtos/serviços substitutos e por ultimo a rivalidade entre os concorrentes já estabelecidos dentro do mercado. Conhecido como o modelo das 5 forças, este modelo permite uma análise setorial da industria ou seja permite o conhecimento do mercado em que a empresa está inserido facilitando assim para organização traçar a estratégia que melhor atende a sua necessidade