escola de ponte e reggio emilia summerhill
Comunicação e Expressão – Profª. Denise Duarte
1. Conhecimento linguístico – Abrange o conhecimento gramatical e lexical, ou seja, a língua escrita e suas regras e língua em uso, o autor faz seleção e combinação lexical, mas procura obedecer às regras já restabelecidas no sistema gramatical de sua língua.
(Conhecimento linguístico: a ideia de “mais”, na perspectiva de Hagar, era de completude/totalidade; na de Helga, de falta de muitos elementos, representados pela longa lista que não se lê, mas que se deduz).
O conhecimento prévio é o nosso repertório, os nossos conhecimentos adquiridos e que fazem parte de nossa memória e inteligência e que utilizamos quando necessários na leitura. O conhecimento linguístico é o básico dos conhecimentos prévios de leitura, é o falar uma língua desde nascença, é o conhecimento de uso da língua nativa que cada indivíduo tem. Se falamos melhor o português do que outra língua, leremos melhor em português do que em outra língua. No conhecimento linguístico é que entra o saber uma língua estrangeira, e este conhecimento será graduado conforme a extensão do entendimento que o individuo tem desta outra língua. Quando mais souber esta outra língua, melhor funcionará o seu conhecimento quando da leitura.
2. Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo – refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo, bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espaço-temporal situados, permitindo a produção de sentidos: episódios sobre a juventude, TV, história, música, cultura, etc.
“O PACOTE DE SERRA PARA CORTAR E CONTER GASTOS.”
(Conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo. Serra como nome do governador e como nome de ferramenta.)
(Conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo. Reality show – associação com BBB e outros do gênero.)
(Conhecimento