Escola de frankfurt
A Escola de Frankfurt é nome dado a um grupo de filósofos e cientistas sociais de tendências marxistas que se encontram no final dos anos 20. A Escola de Frankfurt se associa diretamente à chamada teoria crítica da Sociedade. Deve-se à Escola de Frankfurt a criação de conceitos como Indústria Cultural e Cultura de Massa.
A escola de Frankfurt foi responsável, também, por formular o conceito de Indústria cultural, que seria o modo como à sociedade capitalista manipularia os indivíduos, através dos meios de comunicação de massa, para anular as individualidades e a capacidade crítica, formando uma massa homogênea que consumiria com mais facilidade poucos produtos culturais, produzidos em larga escala como na indústria tradicional.
O fato é que, enquanto a intelectualidade estava preocupada em discutir como utilizar essas novas mídias, governos, empresários e anunciantes, festejavam o espantoso crescimento do setor.
foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão.
Nascimento: 15 de julho de 1892, Berlim, Alemanha
Falecimento: 26 de setembro de 1940, Portbou, Espanha
Obras: Passagens, Obras escolhidas, O ANJO DA HISTORIA.
Walter Benjamin pertence à teoria crítica em sentido amplo, isto é, à corrente de pensamento inspirada em Marx que, a partir ou em torno da Escola de Frankfurt, pôs em questão não só o poder da burguesia, mas também os fundamentos da racionalidade e da civilização ocidental.
Adorno: foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão Nascimento: 11 de setembro de 1903 Falecimento: 6 de agosto de 1969
Max Horkheimer foi um filósofo e sociólogo alemão. Como grande parte dos intelectuais da Escola de Frankfurt, era judeu de origem, filho de um industrial Nascimento: 14 de fevereiro de 1895, Estugarda, Alemanha Falecimento: 7 de julho de 1973, Nuremberga, Alemanha
Obras: Eclipse da