ESCOLA DE ARTES EM BURGOS
Alguns edifícios têm seu próprio caratér, sua propria essência. Nós podemos pensar a escola como uma grande oficina, onde o trabalho manual ganha seu próprio significado, espaços concebidos como ateliers de artistas, um estúdio de design ou uma oficina de marceneiro.
Cada área precisa ser funcionalmente diferente.
Os estudantes precisam se sentir parte de toda a escola, e não somente de sua área.
A escola, situada dentro de um bloco de edifícios residenciais, adota a forma geométrica de sua localização. O PROJETO
A secção inferior segue a forma da propriedade.
No piso acima, está a entrada, o foyer principal e uma sala de conferência, com uma marcação ortogonal. A sala de conferências está posicionada como uma extensão desse hall de entrada, com a opção de se combinar os dois espaços, mediante uso de uma parede deslizante. O térreo recebe os ateliers, e o superior, as classes teóricas.
Os dois pavimentos e seus usos se sobrepõem.
O projeto é construído em um formato modular, alternando áreas de ensino e pátios, utilizando uma disposição simples que atua como espinha dorsal formada por dois corredores que atravessam o edifício longitudinalmente.
Esta área é separada da rua com uma divisória de vidro, que atua como uma “vitrine”, uma caixa de vidro na qual a escola pod e expor ao público os resultados de seus trabal hos e atividades, e que age como um ponto de troca de in formações entre os es tudantes.
Os pátios criam um certo nível de compartimentação, mas sem bloquear a vista entre as diferentes áreas.
O propósito do edifício é permanecer aberto à imaginação de seus usuários, permitindo um dinamismo.
A escola será o que sua própria comunidade queira que ela seja. A intenção é que o edifício aja como uma caixa vazia, como se fosse uma folha em branco, aberta à criatividade dos estudantes e professores.
Projetado por: Estudio Primitivo