Escola da Ponte
A escola da Ponte é uma instituição pública de ensino a qual está localizada em Vila das Aves, São Tomé de Negrelos, Santo Tirso, Distrito do Porto em Portugal. Ela recebe alunos do 1º e 2º ciclo, dos 5 aos 13 anos, alunos do 1º ao 9º ano. O projeto educativo usado surge em 1976 e foi liderado pelo pedagogo José Pacheco.
Durante muito tempo, a escola da Ponte foi "ignorada" pelas autoridades, até que passou a ser considerada por todas as instituições públicas nacionais como uma "referência" para um novo sistema de ensino que privilegie a Cidadania. Hoje ela é um marco pedagógico de diferenciação do modelo de escola dito “tradicional” estudado, admirado e até parcialmente adaptado por todo o Mundo, com especial destaque no Brasil.
A escola faz parte integrante do chamado Movimento da Escola Moderna (MEM) alicerçado nas ideias pedagógicas do francês Célestin Freinet. Em 2002 foi considerado, pelo presidente do referido movimento em Portugal, o único exemplo acabado dos seus princípios que são "uma escola democrática para todos, em que se dá protagonismo ao aluno".
Uma escola assente em valores como a solidariedade, autonomia e responsabilidade, a qual possuiu por lema “tentar fazer crianças felizes”.
2. Características Gerais
Como características gerais pode-se observar que a escola da Ponte possui:
Enfoque no sujeito, como o principal elaborador do conhecimento humano.
Ênfase às relações interpessoais, à vida psicológica e emocional.
Preocupação com o autoconceito.
Os conteúdos advêm das próprias experiências dos alunos.
É uma abordagem Humanista com Pedagogia não diretiva
3. Visão de Homem e Mundo
A visão que a escola possui sobre homem e mundo são:
HOMEM = Situado no mundo; Não existem modelos prontos nem regras à seguir, mas sim um processo de vir à ser; Se apresenta como um projeto permanente e inacabado, em constante processo de atualização; Pressuposto de que a pessoa pode crescer e desenvolver-se;
MUNDO = Papel fundamental de criar