ESCOLA DA BUROCRACIA
Curso de CIENCIAS CONTÁBEIS
Disciplina de Teoria da Administração
Tema: Escola da Burocracia
Autores: RAFAEL PAULO SCHMIDT; RAFAEL ALVES SOUZA; CRISTIANE DE LIMA DIOGO; WILLIAN HEINZ ALMEIDA; VALMOR MURIEL SUMARIVA; MATHEUS BOEING MEDEIROS DOS SANTOS; ALEX MARQUEZE; FELIPE VIEIRA
Burocracia é uma forma de organização humana que baseia-sena divisão de trabalhos.
Passou a ter desenvolvimento na área administrativa por volta dos anos 40, com a necessidade de ter um modelo organizações eficiente aplicável não somente a fábrica, mas a todos as formas de organizações, principalmente empresas, devido o tamanho e complexidade das empresas.
O conceito da teoria burocrática é a autoridadelegal onde os subordinados aceitam as ordens dos supervisores que concordam com o conjunto de regras ou normas legítimas de quem comanda, a obediência não deriva de uma pessoa só, e sim de um conjunto de regulamentos legais previamente estabelecidos.
As características:
- Formalização: São regras definidas antecipadamente de como a organização deverá funcionar. Essas regras são previamente estabelecidas por escrito.
- Formalização das punições: São ações feitas para proporcionar comprovações e documentos adequados.
- Caráter racional e divisão do trabalho: Atende a racionalidade e é adequada aos objetivos a serem cumpridos, e cada participante tem sua função especifica e sabem quais são seus limites de direito e poder, não podendo ultrapassar esses limites para não interferir nas funções alheias e prejudicar a estrutura.
Hierarquia de autoridade: a organização estabelece um cargo, cada cargo inferior esta sob o controle e supervisão de um posto superior, nenhum cargo fica sem superior.
- Rotina e procedimentos padronizados: A organização fixa normas e regras para desempenho de cada cargo, o funcionário não faz o que quer e sim o que a burocracia impõe, a disciplina no trabalho é assegurada por um conjunto de regras e normas que