Escola com Celular
O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1
Márcio Roberto Vieira Ramos2
RESUMO: O presente estudo pretende analisar o uso das tecnologias em sala de aula no Ensino Médio - a exemplo dos celulares - e relacioná-las com o processo de ensino e aprendizagem, considerando alguns elementos que viabilizem o aprendizado de forma diferenciada, proporcionando ao aluno aulas mais dinâmicas, que o ajude a aprender melhor os conteúdos e refletir sobre os problemas apresentados. Igualmente, este artigo considera que através dos recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula e os recursos que os alunos possuem, podemos auxiliar no seu aprendizado, tanto das questões científicas, quantos das questões cotidianas, geradas no senso-comum.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias. Ensino e Aprendizagem. Aprendizagem
Científica. Senso-Comum.
INTRODUÇÃO
O tema abordado nesse artigo tem relação com o uso das tecnologias em sala de aula no Ensino Médio, nas aulas de Sociologia, em especial no colégio onde realizei a disciplina de estágio. Durante o estágio foi observado que no momento das aulas, muitos alunos fazem uso de aparelhos eletrônico.
Deste modo, o artigo visa analisar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso dos aparelhos eletrônicos trazidos pelos alunos à sala de aula, para uma aula muito mais produtiva, mais crítica, que remeta melhor ao aluno reflexões sobre a temática aplicada pelos professores.
1
Artigo apresentado no V Seminário de Estágio do Curso de Ciências Sociais do
Departamento de Ciências Sociais, no dia 23 de novembro de 2012, no CCH/UEL. Orientadora:
Profᵃ. Dra. Angela Maria de Sousa Lima.
2
Licenciado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina. Contato: warriors_mtrc@hotmail.com 2 Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012.
2
Também queremos perceber como professores e equipe pedagógica do colégio estão preparados frente ao desafio de inserir a tecnologia como mediadora de um conhecimento científico.