Escola clássica da administração
a) Explique qual era o contexto das empresas americanas no período em que Taylor levantou seus questionamentos sobre o desperdício de tempo, dinheiro e esforços.
No início do século XX, houve um crescimento muito rápido da economia e conseqüentemente das organizações, que não estavam preparadas para a Revolução Industrial, na qual gerou uma grande desorganização. Naquela época o sistema de pagamento era fixo, feito por peça ou por tarefa, sem levar em conta a quantidade que era produzido. Os patrões procuravam ganhar o máximo não se importando com a qualidade ou com os desperdícios o que começou a gerar prejuízos e os operários que eram mais produtivos ficaram desmotivados e desinteressados; começaram a reduzir seus ritmos de produção, pois no final do dia ganhariam o pagamento de sempre sem nenhum incentivo, além de serem considerados como máquinas. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais, treinar os que tinham dificuldades e fazer a divisão das tarefas.
b) O que é o estudo de tempos e movimentos? Para que serve?
Consiste em reduzir cada tarefa aos mais básicos movimentos possíveis. Analisando a execução de uma determinada tarefa desenvolvida por um trabalhador é possível encontrar a maneira mais rápida e eficiente para desenvolvê-la, diminuindo os movimentos inúteis.
Serve para aumentar a produtividade dos operários e os lucros da empresa, pois quando o trabalhador executa de forma mais simples e rápida a função que foi determinada a atividade será feita em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.
c) O que significa organização racional do trabalho?
É quando cada trabalhador é responsável por uma parte do processo produtivo que propõe a busca mais rápida e eficiente da forma de executá-lo, isentando os movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua