Escola classica
Conceito de Escola Clássica da Gestão
A Escola Clássica de Gestão é assim denominada por ter sido a primeira escola da gestão a surgir e a produzir uma literatura específica dedicada às organizações[->1] em geral e às empresas[->2] em particular. É com a Escola Clássica que são estabelecidos alguns dos princípios em que ainda hoje assenta a gestão[->3], entre os quais: a autoridade[->4] exerce-se de cima para baixo (princípios da escala hierárquica); a organização[->5] é um todo mas deve existir distinção entre as diversas funções (princípio da especialização); para que o comando seja eficaz, o número de subordinados[->6] deve ser limitado.
A Escola Clássica apresenta como expoentes máximos dois engenheiros[->7], um americano e outro francês: Frederick W. Taylor[->8] e Henri Fayol[->9], respectivamente http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/escolaclassicagestao.htm#vermais Escola Clássica - Fayolismo
1. A Obra de Henri Fayol
Henri Fayol (1841 - 1925) nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris.
Aos 19 anos formou-se em engenharia de minas indo trabalhar em uma indústria de mineração de carvão e aço - Compagni Comenantry Four
Chambault et Decazeville - onde desenvolveu toda sua carreira. Começou como engenheiro e terminou como diretor da mesma empresa (1888 a 1918), salvando-a de uma situação difícil.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais.
Fayol desenvolveu um conjunto de "princípios de