Escola Classica
Escola Clássica da Administração (Fayol)
Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha 19 anos era formado em Engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalúrgica e minas. Fayol teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto. O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeira pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentro outros. Por tudo isso, Henry Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido no mundo inteiro.
Fayol foi, um dos maiores doutrinadores das Teorias Clássicas de Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidade necessárias. Henry Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.
Em seus estudos e pesquisa, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador que deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.
Funções do administrador
Continuando a sua Teoria sobre Administração, Henry Fayol destacou quais devem ser as responsabilidade do gestor, quais as funções: O pai da Teoria Clássica da Administração definiu que são cinco as funções: