escola bíblica dominical
1. O Ensino Cristão é um chamado divino
Preciso ter certeza de que realmente sou chamado à função de ensinar. Ensinar significa trabalho. Uma boa aula depende muito do preparo prévio.
2. Os professores que Deus chama precisam de treinamento
O senso de chamado não substitui a competência. O professor cristão precisa conhecer a Bíblia. Não devemos nos contentar em apresentar qualquer interpretação da Escrituras; devemos esforçar-nos para descobrir a interpretação correta.
3. O professor precisa conhecer o aluno
Conhecer o aluno é princípio básico do processo educacional. O professor deve procurar conhecer as necessidades e os problemas de seus alunos, procurando conseguir meios e métodos que se harmonizem com o bom desempenho do seu trabalho e o real aproveitamento dos alunos.
4. O professor como orientador da aprendizagem
O professor de EBD deve procurar desenvolver no aluno sua capacidade de aplicar-se ao estudo e de descobrir por si mesmo. O professor deve proporcionar ainda condições para que os alunos exponham suas conclusões, troquem idéias e reflitam num ambiente de respeito, liberdade, amizade e conhecimento mútuo.
5. O professor como preparador de vidas Nesse processo vemos que o professor alcança posição de destaque no direcionamento das vidas dos alunos que freqüentam sua classe. O que for passado para os alunos, Enquanto conhecimento bíblico, é o que irá influenciá-lo em suas decisões.
6. O professor como modelo de conduta
É imprescindível que o professor tenha consciência de seu papel, do seu lugar de destaque, e assuma o compromisso com a vivência do que ensina, pois os alunos o têm como exemplo de vida cristã.
7. O professor como expositor da Bíblia
O professor de EBD ensina palavras eternas, palavras que podem produzir vida. Deve fazê-lo com zelo e dedicação. O professor deve conduzir a aula dentro do objetivo de estudar o texto bíblico e a apropriar-se do seu verdadeiro sentido.