Escola Bosque - Exemplo de Educação Ambiental ao alcance de todos.
Foi através da pretensão da comunidade de Outeiro que a Funbosque se iniciou. A comunidade se caracteriza por uma população de pouco poder aquisitivo, porém conscientizada sobre a necessidade da preservação ambiental, propiciando a seus filhos e a si próprios uma educação integrada à natureza da região.
Seu objetivo principal está na contribuição para a formação de uma nova ética social e ambiental, focando nos problemas gerados pela degradação do meio ambiente pela própria ação humana. Esse centro de referência busca a promoção da educação ambiental de maneira formal e não formal, difundindo-a à Rede Municipal de Ensino de Belém. Atividades Executadas
A formação educacional da Escola Bosque visa a democratização do acesso e permanência dos alunos, a qualidade de ensino, e o desenvolvimento comunitário. A Escola Bosque forma técnicos em Manejo de Flora, Manejo de Fauna e Ecoturismo.
A Funbosque se apoia em pesquisa-ensino-extensão, além de dar voz ativa a comunidade, por meio deassembleias populares mensais e do conselho escolar, realiza uma experiência ímpar, visando a educação ambiental para o uso adequado e sustentável dos recursos naturais das ilhas de Belém.
“A pesquisa está voltada para questões ecológicas gerais das ilhas, como a reciclagem e compostagem de resíduos sólidos, o levantamento de plantas medicinais e suas formas de utilização pelas populações ribeirinhas do Município, alimentação alternativa, além de aspectos nutricionais dos estudantes. Também são planejados projetos de avaliação do ensino de educação ambiental