Escocia
Cada pessoa vive de um modo diferente. Isso acontece pois cada um tem seu jeito, sua crença, seu gosto pessoal e seus hábitos, surgindo assim as diversas culturas.
Não existe uma cultura melhor que a outra, pois cada um decide o que acha melhor. Eu posso achar a cultura do Brasil melhor do que a da Escócia, por exemplo, mas quem mora na Escócia deve achar sua cultura melhor do que a minha e vice versa.
Cultura escocesa
A Escócia é um dos países mais incríveis para se visitar. O povo escocês é alegre e atencioso, são hospitaleiros, gostam de uma boa festa e sabem receber como ninguém, além de terem um senso de ajuda incrível. Lá, o ditado popular "o amigo de meu amigo é meu amigo também", funciona bem. Eles são muito orgulhosos de serem Escoceses e isto está estampado no sorriso de cada um deles quando o assunto é Escócia. Esse incrível país tem uma forte tradição intelectual e literária, que é representada por grandes nomes, tais como: O poeta Robert Burns, os escritores romancistas Robert Louis Stevenson e Walter Scott, além do filósofo David Hume. Quando o assunto é cultura, a capital Edimburgo sedia um dos festivais mais importantes da Europa. O ponto alto dos festivais são os shows de gaitas de foles. O que muitos acham engraçado é que na Escócia os homens usam “saias” que na verdade são chamadas de kilts que são o tradicional traje escocês.
A principal religião da Escócia é a Presbiteriana, mas também contam com a religião Católica Romana, Igreja Episcopal Escocesa, Batista Metodista.
Apesar de tão distante o povo escocês não é muito diferente do povo brasileiro na hospitalidade e simpatia. Mas a literatura e música escocesa não apresentam muitas semelhanças com Brasil. A beleza do mundo está na convivência harmônica entre as diferentes culturas e a valorização das diversidades.