Escoamentos
Tubo de Pitot e Tubo e Venturi
Rio de Janeiro – RJ
2015
1. TUBO DE PITOT
O Pitômetro é um instrumento utilizado para medir a velocidade de fluidos, seja em modelos físicos, laboratórios de hidráulica, laboratórios de aerodinâmica e também em hidrologia, medido indiretamente vazões de canais e redes de abastecimento de água, além disso,
1.1. Tipos de escoamento de fluídos
Um escoamento é classificado como uni, bi ou tridimensional dependendo do número de coordenadas espaciais requeridas na especificação do campo de velocidades.
O escoamento de fluidos pode ser permanente (estável) ou não-permanente (instável); uniforme ou não-uniforme (variado); laminar ou turbulento; uni, di ou tridimensional; rotacional ou irrotacional.
1.1.1. Quanto à variação no tempo:
Se as propriedades do fluido em um ponto do campo não mudam com o tempo o escoamento é denominado escoamento em regime permanente. Neste tipo de escoamento, as propriedades podem variar de ponto para ponto no campo, mas devem permanecer constante em relação ao tempo para um dado ponto qualquer. Se as propriedades do fluido em um ponto do campo variam com o tempo, o escoamento é dito não permanente ou transiente.
O Escoamento Permanente é também chamado de “estacionário” e diz que a corrente fluida é “estável”. Nele a pressão e a velocidade em um ponto A (x,y,z) são funções das coordenadas desse ponto (não dependem do tempo). O Escoamento Não Permanente também chamado de “variável” (ou transitório), e diz-se que corrente é “instável”. A pressão e a velocidade em um ponto A (x,y,z) dependem tanto das coordenadas como também do tempo t.
1.1.2. Quanto à variação na trajetória:
No Escoamento Uniforme todos os pontos da mesma trajetória têm a mesma velocidade. É um caso particular do escoamento permanente: a velocidade pode variar de uma trajetória para outra, mas, na mesma trajetória, todos os pontos têm a mesma velocidade, ou seja, de um ponto a outro da