Escoamento Laminar e Turbulento
Disciplina: Fenômenos de Transporte 1 – 2008/1
Professor: Barroso
Pesquisa: Escoamento Laminar e Turbulento
Aluno:
Vitor Santos
Objetivo
Fazer uma breve abordagem sobre o escoamento laminar e turbulento com observações referentes ao Número de
Reynolds, Perda de Carga e Camada Limite.
O que é um escoamento ?
• Escoamento é um processo de movimentação das moléculas de um fluido, umas em relação às outras e aos seus limites impostos.
Classificação dos escoamentos
• Os escoamentos possuem várias classificações, e dentre elas, o modo como um fluido se desloca:
• Escoamento Laminar:
As partículas descrevem trajetórias paralelas.
• Escoamento Turbulento:
As trajetórias são errantes e cuja previsão é impossível;
• Escoamento de Transição:
Representa a passagem do escoamento laminar para o turbulento ou vice-versa.
Escoamento Laminar
No escoamento laminar, as partículas do fluído movem-se em camadas ou lâminas segundo uma trajetória reta e paralela. A magnitude das velocidades das lâminas adjacentes não é a mesma. O escoamento laminar é regido pela lei que relaciona a tensão de cisalhamento à relação de deformação angular, isto é, o produto da viscosidade do fluído pelo gradiente velocidade. A viscosidade do fluído é dominante e assim elimina qualquer tendência às condições de turbulência. As perdas variam linearmente com a velocidade, existe uma velocidade relativa entre as linhas de corrente adjacentes e a velocidade atinge o seu valor máximo no centro do tubo e mínimo nas paredes do tubo, seguindo uma determinada parábola. Escoamento Turbulento
O Escoamento Turbulento é caracterizado pela existência de variações rápidas da velocidade e trajetória irregulares. Existe uma transferência continua de energia entre as partículas do fluido ao longo do escoamento. Estas flutuações variam em direção e magnitude. Em engenharia o escoamento turbulento é mais comum.
Número de