Esclerose
Curso de Ciências Farmacêuticas
Curso de nivelamento – Módulo de Química
Responsável: Prof. Dr Carlos Miranda
Tópico IV
AS EQUAÇÕES QUÍMICAS
As equações químicas representam as reações. Exemplo: C(s) + O2(g) ( CO2(g)
Observações:
- À esquerda das reações são colocados os reagentes
- À direita, são colocados os produtos
- As informações entre parênteses não são obrigatórias, mas fornecem informações básicas.
Exemplos: s para sólido, g para gás, l para líquido, aq para solução aquosa
Os símbolos e fórmulas na equação representam não somente os nomes das várias substâncias, mas também átomos, moléculas e fórmulas unitárias. A equação dada no primeiro exemplo está balanceada . Uma equação balanceada deve mostrar: - que os átomos são conservados na reação - que todos os átomos nos reagentes devem ter correspondentes nos produtos - que os átomos não são criados nem destruídos Exemplo: CH4 + 2O2(g) ( CO2(g) + 2H2O
O balanceamento das equações pelo métodos das tentativas
Balancear a equação C4H10 + O2 ( CO2 + H2O
1o passo: Examinar a equação e escolher um elemento para balancear em primeiro lugar. Um bom procedimento é começar com a fórmula que tem o maior número de átomos ou o que tem o maior número de elementos diferentes. Nesse caso, o C4H10.
2o passo: Balancear primeiro o carbono, notando que há 4 átomos de carbono (em uma molécula de C4H10 no lado esquerdo e somente 1 do lado direito. Coloca-se, então, um 4 na frente do CO2.
C4H10 + O2 ( 4CO2 + H2O
3o passo: Selecionar outro elemento, o H do C4H10. Há 10 átomos de H no C4H10 e somente dois na H2O. Para balancear é preciso escrever um 5 na frente da molécula de H2O.
C4H10 + O2 ( 4CO2 + 5H2O
4o passo: Os átomos de oxigênio à esquerda são os únicos que não estão balanceados. Para balanceá-los, dever ser colocado um coeficiente adequado em O2. Entretanto, nesse caso, o coeficiente precisa ser uma fração.
C4H10 + 13/2O2