ESCHERICHIA COLI
TRANSMISSÃO:
A transmissão ao homem pode ocorrer pelo consumo de alimentos contaminados, principalmente carne e leite crus ou mal cozidos, pelo consumo de vegetais crus.
Outra possibilidade é a transmissão de pessoa a pessoa, pela via fecal‐oral.
Por fezes de animais infectados pela ecoli.
TRATAMENTO:
O tratamento para a contaminação da e coli depende do local da doença e do padrão de resistência do isolado especifico,depende da gravidade da doença.
Uma infecção no trato urinário inferior sem complicações mais graves pode ser curada em até três dias com a administração de sulfametoxazol- trimetoprima, dois composto antibacterianos que impedem o crescimento das bactérias e provocam a sua morte.
Uma sepse (infecção) causada por E.coli requer a administração parenteral de antibióticos como cefotaxime (antibacteriano) ou gentamicina. (A Gentamicina é um antibiótico bactericida da família dos aminoglicosídeos que age por inibição normal na síntese proteica de microorganismos suscetíveis : Escherichia coli)
A terapia com antibióticos não é normalmente indicada nas diarreias provocadas por e.coli. Em alguns casos de diarreia apenas a reidratação é necessária.
PREVENÇÃO:
São feitas por medidas básicas de higiene, tais como lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar nos alimentos, antes das refeições, após o uso do banheiro, após contato com animais, lavar bem os alimentos antes do consumo, principalmente alimentos consumidos com casca e crus, cozinhar bem as carnes. professor Mahdi Saeed e sua equipe , da Universidade de Michigan (EUA) criaram uma