escavação
Nome:
Turma:
Professor:
Abril/2014
Escavações
Introdução
Nas actividades relacionadas com movimentos de terras e obras de infra-estrutura (esgoto, abastecimento, etc.), os trabalhos de escavação representam uma alta percentagem dos acidentes graves ou mortais, sendo uma das principais causas o soterramento ou enterramento provocado pelo desabamento, afundamento e deslizamento de terras.
Definições:
Terraplenagem:Conjunto de trabalhos realizados no terreno para modificar adequadamente a sua superfície, preparando-o para a construção e adaptando-o à sua forma definitiva. Compreende tanto a extracção como a adição de terras.
Escavação: extracção de terras realizada em áreas localizadas do terreno...
Vala e Poço: Definimos vala como uma escavação comprida e estreita, e poço como uma escavação vertical ou inclinada onde predomina a dimensão de profundidade sobre as outras duas, ambas realizadas no terreno com meios manuais ou mecânicos, e que cumprem ainda as seguintes características: Largura/Diâmetro ≤ 2 m, Profundidade ≤ 7 m, nível freático inferior à profundidade ou rebaixado, não sendo incluídos os terrenos rochosos nem moles ou expansivos.
Esvaziamento: Escavação a céu aberto realizada com meios manuais e/ou mecânicos cujo perímetro fica inteiramente sob o nível do solo. Ficam excluídos os terrenos que exigem a utilização de explosivos e as lamas ou lodos. Quando a largura/diâmetro da escavação for ≤ 2 m, será considerada uma vala ou um poço.
Talude: Inverso do declive de um terreno.
Os riscos mais importantes na realização de trabalhos em escavações são:
Queda de pessoas ao mesmo nível.
Queda de pessoas ao interior da escavação.
Desabamento de materiais, terras, rochas.
Desmoronamento do terreno ou de edifícios adjacentes.
Entalamento.
Inundações.
Pancadas com objectos e ferramentas.
Colisões de veículos.
Capotamento de máquinas.
Atropelamento com veículos.
Ruído.
Outros riscos