Escatologia
1- Quais as consequências do pecado em relação a escatologia?
R.: A consequência do pecado de Adão foi a morte espiritual, que é a separação da alma em relação a Deus e com isto todos os descentes de Adão nascem espiritualmente mortos em delito e pecados, conforme Efésios 2:1.
2- Explique como e quando se dá a morte eterna.
R.: Depois da morte física, existem dois caminhos: Os que receberão a vida eterna por terem aceitado o plano de Deus, e o caminho para aqueles que não se arrependeram de seus pecados será a segunda morte, a morte eterna.
3- Diferencie o estado intermediário do justo e do ímpio.
R.: E estado intermediário é o período que transcorre entre a morte e a ressurreição. Antes da ressurreição de Jesus tanto os justos quanto os ímpios iam para o sheol, os justos para um lugar de consolo e os ímpios para um lugar de destruição. Depois de Jesus e sua ressurreição, o paraíso passou a ser o destino dos que morriam com Cristo e para os que morriam sem Ele o destino passa a ser o hades.
4- Existe diferença entre o arrebatamento e volta de Cristo? Justifique:
R.: Em 1 Tessalonicenses 4.17 encontramos o texto que diz: “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Alguns dicionários dizem que “arrebatamento” vem do verbo arrebatar, que significa: tirar por força, arrancar, levar, desprender, de um ímpeto. Com isso concluímos que a igreja será tirada de um modo rápido e inesperado. Durante esse evento, os fiéis a Cristo Jesus, de todas as épocas serão transformados; os vivos serão trasladados sem ver a morte, e os que já partiram em Cristo serão ressuscitados.
A volta de Cristo como registrado em Apocalipse 1:7 “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será.” Este evento, a volta de