Escatologia: o fim do mundo
Escatologia (do grego antigo εσχατος, último, mais o sufixo logia) é um termo que define o estudo dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. As Testemunhas de Jeová possuem uma interpretação singular do que entendem como fim, não da Terra e de todos os seus habitantes, mas sim de um "sistema de coisas", ou seja, uma determinada ordem mundial que deverá ser substituída por uma outra sociedade terrestre, organizada numa teocracia literal através de um governo de origem divina.
Índice [esconder]
1 Mensagem de vigilância
2 Sinal do fim do sistema de coisas
3 Datas para o Armagedom
3.1 1914
3.2 1925
3.3 1975
4 Como respondem à acusação de serem falsos profetas
4.1 Não afirmam ser inspiradas
5 Porque mantêm a expectativa ansiosa
6 Referências
7 Ligações externas
7.1 Sites oficiais das Testemunhas de Jeová
Mensagem de vigilância[editar | editar código-fonte]
As Testemunhas de Jeová são conhecidas, e muitas vezes criticadas, pela sua insistência numa mensagem de aviso da proximidade do fim do atual sistema de coisas e da iminente vinda de Jesus Cristo como Juiz, estendendo a influência do Reino de Deus a toda a Terra. Transmitem o anúncio da proximidade desse dia de Jeová ou dia do Armagedom.
Os principais instrumentos de divulgação da sua mensagem apresentam essa urgência implícita nos títulos, como por exemplo:
A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová
Esta revista serve, portanto, como ponto de observação dos acontecimentos mundiais, visando avisar ou alertar sobre a proximidade da chegada do Reino de Deus.
Despertai!
Este título é um apelo à vigilância com os mesmos objetivos acima expostos.
Estas revistas são publicadas pela Sociedade Torre de Vigia que, também como o nome indica, pretende ser uma editora que publica a Bíblia e publicações baseadas nela com o objetivo de manter despertos e atentos os seus leitores.
Ao