Escatologia biblica
É a doutrina das últimas coisas. É o ensino sobre os eventos que estão para começar a acontecer a qualquer momento. Trata-se da vinda de Jesus, e o que isso acarretará para os salvos, para os judeus, e os não salvos.
A vinda de Jesus se dará em duas fases. Sendo a primeira para buscar a Igreja, e depois de sete anos virá julgar as nações com a Igreja, inaugurar o Milênio.
1) O Rapto da Igreja, a vinda de Jesus:
“No sentido pleno, abrange um período de sete anos, pois começa com o arrebatamento da Igreja e termina com o julgamento das nações, compreendendo três grupos de povos em que o próprio Deus divide a raça humana” (1Co 10:32).
Para a Igreja ele virá como noivo celestial;
Para os judeus (os remanescentes) virá como o Messias, Salvador, Libertador, para introduzi-los no Milênio, o Reino prometido (Is 2:2,3);
Para os gentios virá como Juiz, Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Todo salvo em Jesus, que guarda as Suas palavras, deve viver, e estar atento, e preparado para estes acontecimentos, pois é a nossa saída, e escape, da terrível vingança do Senhor, que se dará aqui na terra depois que a Igreja for morar com Jesus no céu de glória (1Ts 4:13-18).
Na primeira vinda, Ele virá nas nuvens, para buscar a Igreja, a noiva preparada.
Vejamos o desenrolar desta primeira fase:
1.1) A ressurreição dos mortos (1Ts 4:16, 17);
São os que dormem em Cristo Jesus; terão a primazia de ouvir o toque da trombeta primeiro, e ainda precederem os vivos. E subirão as nuvens para encontrar com Jesus.
1.2) A saída da Igreja (1Co 15:52);
Será num piscar de olhos, o tempo que Jesus gastará para consumar o que prometeu, e irá cumprir (Jo 14:3);
O mundo não verá esse acontecimento, somente os servos que estiverem atentos.
O toque da trombeta, somente os santos ouvirão, pois está afinada pelo diapazom do Espírito Santo (1Co 2:12-16);
Os que estiverem