Escassez De Água Potável Para Consumo Humano
2B N:8
Química
Escassez De Água Potável Para Consumo Humano.
Introdução
Desperdício, descaso e contaminação podem levar à escassez da água. Reavaliar nossas próprias ações podem ajudar em muito
Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável.
O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países (em sua maioria europeus) e vários estudos tem sido realizados para tentar sanar o problema. “A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os itens industrializados precisam de água para serem produzidos, inclusive dinheiro”, afirmou o jornalista Roberto Haushahn, que teve a água como tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Escassez De Água Potável Para Consumo Humano
A água pode ser encontrada na natureza em todas as fases de agregação: sólida, líquida e vapor (gasosa) e seus pontos de fusão e ebulição são relativamente elevados, o que explica-se como fator das fortes interações intermoleculares existentes. Possui propriedades únicas; é imprescindível para a manutenção de toda e qualquer espécie de vida, representa cerca de 70% da massa do corpo humano. Uma pessoa de boa saúde pode ficar até 50 dias sem comer, mas não mais do que 4 sem água. A morte por desidratação, que atinge principalmente as crianças, ocorre devido à perda de uma quantidade de água bastante pequena, certa de 10% da existente no corpo.
Poucos sabem, mas de toda água do globo terrestre, apenas 1% serve para abastecer a população. Por milhares de anos, essa minúscula quantidade atendeu às necessidades humanas, porém, o consumo de água vem aumentando rapidamente, e