Escaravelho de ouro
Questões de análise
1. Faça uma primeira leitura do conto e escreva, em uma frase, sobre o que ele é.
O narrador descreve um louco que resolve matar o ‘velho’ pelo simples fato de irritá-lo por possuir um horrível olho de vidro. Um hediondo crime sem motivo.
2. Leia a descrição que o narrador faz de si mesmo no primeiro parágrafo (p. 122). O que é possível descobrir sobre ele? Ele volta a repetir tal informação ao longo do conto?
O é possível perceber é o narrador tem perturbações mentais e isso se repete ao longo do conto, onde o tempo todo ele tenta negar sua loucura, mas seu comportamento nos mostra o contrário, ele, realmente é um louco.
3. Por que o narrador queria matar o velho? O que o incomodava tanto?
Ele não tinha um motivo específico, mas em um dia de fúria e talvez por não gostar daquele horrível olho de vidro do velho.
4. Como ele realizou seu plano?
O narrador personagem passa sete noites velando o sono do velho para esperar o melhor momento de matá-lo. Na madrugada do crime, o personagem penetra o quarto e observa o velho que se sente observado. Ambos sentiam a iminência da morte, o velho agitava-se e gemia. Tendo sido tocado pelo olhar do velho, e incitado pelas batidas do coração de sua vítima, como que pelas batidas de um tambor,o narrador, finalmente, consegue matá-lo. 5. Como o narrador recebeu a visita dos policiais, a princípio? Que palavras do conto expressam seu estado de espírito durante a conversa com eles?
Seu coração bateu mais rapidamente, mas recebeu os policiais de forma, aparentemente tranqüila “Desci a abri-la, de coração ligeiro, pois que tinha eu agora a temer?”
6. Que mudança acontece em seu estado de espírito durante tal conversa? Que palavras do conto revelam isso?
Ele sentiu-se impalidecer, sua cabeça doía e parecia ouvir zumbidos. “Minhas maneiras os haviam vencido. Sentia-mesingularmente à vontade. Sentaram-se e, enquanto eu