escapula
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.
No plano coronal ou frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos(ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior, interno e externo).
Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, e que termina numa apófise volumosa ,o acrômio, em cujo bordo interno apresenta uma faceta articular para a clavícula .Possui também um processo caracóide que tem o formato de um dedo flectido, e localiza-se inferior ao acrômio, e que serve para inserção muscular; o processo coracóide pode ser apalpado no trígono clavipeitoral.
O ângulo externo da omoplata apresenta a cavidade glenoideia, localizada póstero-lateralmente, que se articula com a cabeça do úmero. Há também uma incisura escapular e três fossas: subescapular (localiza-se em posição inferior nos quadrúpedes), infraespinhal e supraespinhal.
Músculo peitoral menor
O músculo peitoral menor é profundo ao músculo peitoral maior. Suas inserções proximais vão da terceira à quinta costelas, e a inserção distal é no processo coracóide da escápula. A ação dele é estabilizar a escápula, sendo inervado pelo nervo peitoral medial.
Músculo subescapular
O músculo subescapular é um grande músculo triangular, que preenche a fossa subescapular.
Músculo infraespinhal
O músculo infra-espinhal é um músculo grosso e triangular, que ocupa a parte principal da fossa infra-espinhal da escápula .
Músculo romboide maior
O romboide maior é um músculo das costas que liga a escápula com as vértebras da coluna