Escalonoamento de so
660 palavras
3 páginas
UNIP Curso Gestão da Tecnologia da Informação
Escalonamento de Processos no S.O. Solaris
Um estudo de como se dá o escalonamento de processos no S.O. Solaris
Sergio Boffelli RA: B86JEG-0
Luis Ricardo de Santana RA: B71183-3
Joao Paulo Freitas RA: B77BAE-4
Bruno Souza Ferreira RA: B58EJD-7
Marco Antonio Santos RA: B85361-1
1 – INTRODUÇÃO
Solaris é um sistema operacional UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems, antiga subsidiária da Oracle.
Até 1982, existiam varias versôes do sistema operacional UNIX, com fundação da Sun Microsystems em 1982, eles enxergaram a necessidade de unificar todas as versões existentes do sistema UNIX, de modo a criar um sistema aberto padrão, foi onde surgiu o SunOS.
Em 1992 surgiu a primeira versão do Solaris, baseada no System V, que unia as melhores qualidades de todos os sistemas UNIX já desenvolvidos anteriormente, o Solaris possui grande força junto ao meio corporativo, sendo adotado para atender empresas de grande porte no mercado
O tipo de escalonamento que o S.O. Solaris utiliza e o preenpitivo. 2 - ESCALONAMENTO DE PROCESSOS NO SOLARIS
O gerenciamento de memória tem como função principal o controle da utilização das memórias principal e secundária, esse controle se dá da seguinte forma:
A alocação de memória para os processos quando for preciso, a retirada dos dados quando os mesmos forem encerrados e a troca de dados entre a memória secundária e a memória principal quando a última não conseguir armazenar os processos.
O Solaris é um sistema que utiliza o modo preemptivo para gerenciar o escalonamento de processos, ou seja, ele compartilha o tempor entre os processos a serem executados. O kernel é o responsável pelo gerenciamento de memória.
Nesse tipo de sistema, cada processo tem um tempo distinto de execução e fica numa fila de espera na memória aguardando sua vez. Lembrando que até o termino da execução de um processo o mesmo varias vezes pela CPU, ou seja, ele volta à fila de memória repentinamente até