Escalonamento
FUCAPI - FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLOGICA
BIOS
BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.
Chip de BIOS do tipo DIP (Dual In Parallel), encontrado em placas-mãe antigas.
SETUP
O setup é uma ferramenta dos sistemas operativos e dos programas informáticos, que permite configurar diversas opções de acordo com as necessidades do utilizador.
A maior parte dos programas dispõe de um setup, seja de tipo for. Deste modo, o utilizador pode adequar o software ao respectivo hardware e configurar tudo o que diga respeito ao uso que pretende dar à ferramenta informática. O hardware, por sua vez, é configurado a partir do setup que se encontra no seu software e que costuma constar num CD junto ao dispositivo físico em questão.
O termo setup também é utilizado enquanto sinónimo de BIOS (Basic Input-Output System). Este é o Sistema Básico de Entrada/Saída, isto é, um software que reconhece os dispositivos necessários para carregar o sistema operativo na memória ROM do computador. O BIOS está instalado num chip da placa-mãe.
BOOT
Em informática, boot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.
Muitos computadores podem executar apenas códigos existentes na memória de trabalho (ROM ou RAM); os sistemas operacionais modernos são normalmente armazenados em disco rígido, CD-ROM ou outros dispositivos de armazenamento. Logo que o computador é ligado, ele não tem um sistema operacional na memória. O hardware do computador não pode fazer as ações do sistema operacional, como carregar um programa do disco; assim um aparente insolúvel paradoxo é criado: para carregar o sistema operacional na memória, precisamos de um sistema