Escalonamento JSF
Escolanomante sjf preempitivo
No caso de jsf preempitivo (SRT(shortest remaining time) menor tempo restante), chegando na fila. Um processo menor do que estava sendo processado, o processo seria executado pausando o maior que estava em processo.
Necessita de informações a respeito dos processos e de sua duração – extremamente eficiente, reduz tempo médio de espera.
É preciso prever o tempo de execução do processo. Pode-se estimar o tempo, baseando no job passado.
Sjf não preempitivo - é um algoritmo de escalonamento que é um caso especial de algoritmo por prioridade que é definida em função do surto de cpu (uso da cpu) ele privilegia processos de tamanho menor.
O algoritmo pressupõe o conhecimento prévio dos tempos de execução de todos os processos. E com esse conhecimento o processo com o menor tempo de execução sai da fila de pronto e entra em execução na cpu. E atrás do mesmo forma uma fila de processos por ordem crescente de tempo de execução.
Processo com tempo iguais, utiliza-se a ordem de chegada (fcfs) o primeiro a entrar na fila que será o primeiro a ser executado.
O sjt tem dois tipos:
Sjf não–preemptivo – esse tipo, uma vez atribuída um processo a cpu, este não pode ser desalojado antes de consumir o tempo previsto
Sjf preemptivo – esse tipo, se chegar um novo processo com tempo de uso de cpu inferior ao tempo que resta ao processo em execução, então desalojar o processo que esta em execução e entra o outro processo com tempo menor.
NA SUA CONCEPCAO INICIAL, O ESCALONAMENTO SJF É NÃO-PREEMPTIVO SUA VANTAGEM SOBRE O ESCALONAMENTO FIFO ESTÁ NA REDUÇÃO DE TURNAROUND DOS PROCESSOS, (TEMPO QUE O PROCESSO LEVA DESDE A SUA CRIAÇÃO ATÉ SEU TÉRMINO, LEVA EM CONTA: TEMPO NA FILA DE ESPERA, ALOCAÇÃO DE MEMÓRIA, PROCESSAMENTO NA CPU). MAS NO SJF, QUANDO UM PROCESSO É MUITO LONGO PODEMOS TER PROCESSOS PREEMPTIVOS. Uma implementação de escalonamento SJF com preempção é conhecida como SRT.
1
2
3
4