escalas
Escalas são instrumentos científicos de observação e mensuração dos fenômenos sociais ocorrem na análise estatística de dados através de questionário.
Sua finalidade é medir a intensidade das atitudes e opiniões na forma mais objetiva possível podem ser aplicadas em questionários, para medir aspectos como opinião do público alvo. Nas escalas podem ser utilizadas escalas de Likert, escalas de VAS, escalas numéricas, escalas de Guttmam. Escalas como instrumentos também auxiliam em investigações e ações em áreas não cognitivas. Propõem-se resolver princípios fundamentais como pesquisa científica, classificação de pesquisas, pesquisas qualitativas e quantitativas. Alguns conceitos de escalas também são baseados em conceitos numéricos, porém nem todas as propriedades podem ser estendidas a todos os conceitos de escalas. Para uma melhor definição, pode-se dizer que existem inúmeras formas de escalas e inúmeros instrumentos para a melhor aplicação das mesmas, basta ver qual se adequará melhor á sua pesquisa e problema proposto.
Definições de escalas
Tipos básicos de escalas:
Nominal
É aquela em que os números servem apenas para nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre as pessoas, objetos ou fatos.
Pode ser usada para a classificação de sexo, cor de olhos, estado civil.
Ordinal
Ordenam os objetos que estão sendo estudados de acordo com certas características, segundo um processo de comparação, além de servirem para nomear, identificar e/ou categorizar pessoas, objetos.
Pode ser usado para classificar nível social, nível salarial.
Intervalos
É aquela em que os intervalos entre os números dizem a posição e quantas pessoas, objetos ou fatos estão distantes entre si em relação a determinada característica. Ela permite comparar diferenças entre medições, mas não permite concluir quanto à magnitude absoluta das medições,
Pode ser usada em escalas de temperatura.
Razão
Possuem as mesmas propriedades das escalas de