Escala
Profo M Sc JOÃO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO
ESCALAS
Os desenhos, especialmente os detalhes, devem sempre que possível ser feitos em tamanho natural, isto é, ter suas medidas iguais as das peças e objetos que representam, pois desta maneira dão melhor idéia sobre essas peças e objetos.
Entretanto, quando devem ser representados peças ou objetos de dimensões muito grandes, os desenhos são feitos em tamanhos menores. Da mesma forma, quando devem ser representados peças ou objetos de dimensões muito pequenas, os desenhos são feitos em tamanhos maiores.
Essa modificação do tamanho dos objetos nos desenhos permite que se represente desde mapas e aeronaves até pequenas peças como as de um relógio, de modo a representar o objeto, seja ele qual for, de forma compreensível e precisa.
Outra situação que pode ser encontrada é a vontade de adaptar as peças e objetos a serem representados em relação ao tamanho do papel a ser utilizado, o que pode tornar necessário diminuir ou aumentar o tamanho das medidas dos desenhos, em relação às medidas que as peças e objetos apresentam na realidade.
Esse processo de mudança das dimensões reais de medidas para outras medidas no desenho é feito pela utilização de escalas.
Definição de escala : É a proporção existente entre uma medida real e a medida de sua representação no desenho.
NECESSIDADE DAS ESCALAS
representação de medidas reais em tamanhos de desenhos maiores ou menores que os tamanhos reais. DESENHO TÉCNICO – Material didático de referência para aulas
Profo M Sc JOÃO LUIZ DA SILVA PEREIRA CUIABANO
Definição da NBR 8196 (Emprego de escalas em desenho técnico: procedimentos) :
Escala : relação da dimensão linear de um elemento e/ou um objeto apresentado no desenho original para a dimensão real do mesmo e/ou do próprio objeto.
ESCALA
=
MEDIDA DO DESENHO
MEDIDA REAL
CLASSIFICAÇÃO DAS ESCALAS
As escalas podem ser