escala
É claro que a casa tem que ter o estilo dos moradores, mas é bom que a decoração também esteja alinhada com o que é tendência no mundo. Por isso, aproveitando o início do ano, convidamos arquitetos e designers de interiores para listarem as principais tendências da decoração para 2014. Das cores à iluminação, tem opções possíveis para todos os bolsos e gostos.
Ano de Copa do Mundo e o verde aparece como franco favorito a cor do ano. Para competir com ele o cinza, novo queridinho entre os profissionais. Já na iluminação, saem as lâmpadas incandescentes e entram as frias, como a fluorescente, a fibra ótica e principalmente o LED, sendo o que há de mais moderno na área. As cerâmicas - coloridas ou desenhadas, baratas ou sofisticadas - são aplicadas às superfícies de banheiros, varandas e cozinhas, sejam elas em paredes, pisos e bancadas. E as obras de artes - pinturas, esculturas e tapetes - ficam cada vez mais expostas. Não perca tempo e atualize seu lar. As cores
Esqueça o pretinho básico. Para 2014 você pode investir num tom sóbrio ou colorir o espaço. A nova cor neutra é o cinza. Em casa, é a cor do cimento e pode ser base para outros tons. “O cinza é um tom neutro e maleável em suas combinações, podendo assumir características tanto neutras como ousadas”, explica a arquiteta Letícia Costalonga.
á a arquiteta Najla El Aouar explica que a tendência de cor na decoração é reflexo do que dita a moda fashion. “Para este ano aposto nas cores azul e verde, sendo eles em um tom mais queimado para trazer serenidade e equilíbrio. Tons acobreados, providos de colares, serão bem-vindos em revestimentos, vidros, tecidos e luminárias”, ressalta.
O verde, em todos os seus tons, também é o eleito da designer de interiores Márcia Abreu como a cor de 2014. Usar desde a parede, na cerâmica e nos móveis é uma forma segura de apostar na tendência. Se você enjoar, basta trocar.