Escala de pH – Repolho Roxo
“PAULA SOUZA”
ETEC OSASCO ll – VILA DOS REMÉDIOS
Práticas de Química Ambiental
Relatório de Escala de pH– do Repolho Roxo
Tema: Escala de pH – Repolho Roxo
OBJETIVO
Analisar através de uma escala de pH que varia de 1 a 12 processo de coloração do repolho roxo que é rico em antocianinas.
INTRODUÇÃO
O Potencial de hidrogênio (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em gera, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quando menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH- .
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medido através de um aparelho chamado pHmetro, mas podemos medir o pH com menos precisão com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Veja como classificar se uma solução é ácida ou básica: pH 0 a 7- soluções ácidas; pH 7- soluções neutras; pH acima de 7-soluções básicas ou alcalinas;
MATERIAIS
2 copos Becker
Estante
7 Tubo de ensaio
Tripé
Bico de Bunsen
Tela de Amianto
Bagueta
Peneira
Espátula
Faca
Placa de Petri
Erlenmeyer
Pipeta de Paster
Vasilha
REAGENTES
Ácido Clorídrico (HCI)
Extrato de repolho roxo (ERR)
Água destilada
Vinagre Branco
Álcool
Detergente com amoníaco
Solução diluída de Hidróxido de sódio (N2OH)
MÉTODO Para iniciar a escala de pH houve um aquecimento de 150 ml de água, nesse etapa foi utilizado o Tripé para o apoiou da Tela de Amianto, o Becker e o Bico de Bunsen, após a água ferver cortou-se uma certa quantidade de repolho que foi adicionada aos poucos no Becker e misturada com o auxilio da Bagueta até ficar uma