Esboço - Estudo de Caso - Reatores Bioquimicos
Antônio Jefferson Oliveira da Silva – 0276544
Davi de Matos Alves - 0215295 01.
Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.
É importante também reconhecer que existem interações entre estes pilares. Por exemplo, o uso de uma matéria-prima considera a depleção de recursos naturais. Isto também pode causar flutuações de preço ou aumento a longo prazo.
Não devemos confundir a definição de um “Processo Sustentável” com um “Processo (Química) Verde”. O termo "química verde" tem definição mais restrita, com foco em produtos fabricados a partir de matérias-primas renováveis, minimização de resíduos e toxicidade, além da prática de processos mais ecoeficientes e seguros. Já o termo "química sustentável" engloba a melhor gestão dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da atividade empresarial em busca do equilíbrio, muito embora a sustentabilidade demande “ações verdes”.
Uma forma bem prática de visualizarmos como isto pode ser implementado em uma indústria é com um outro conceito. Em qualquer processo podemos atuar de maneira sustentável aplicando os 3R’s: Reduzir, Reciclar e Reutilizar.
Alguns exemplos comuns de atuações são:
1. A economia e o reuso de energia e água;
2. Redução do uso de matérias-primas;
3. Redução da emissão ou do impacto causado por efluentes líquidos ou gasosos;
Para uma demonstração mais concreta exemplificamos alguns processos onde estes pilares estão muito bem relacionados.
i) O aproveitamento de matérias-primas que não possuam muito valor agregado, que estejam em abundância na natureza ou que sejam efluentes de outros setores industriais é um fator que é bastante explorado nos bioprocessos em geral. Tal fator