Esboço de um mecanismo de câmbio para bicicletas
INTRODUÇÃO
Os portões para estabelecimentos comerciais cumprem uma função importante, tanto na segurança patrimonial quanto na facilidade de acesso a ambientes espaçosos onde se requer praticidade na abertura fechamento, visando um mínimo de espaço necessário para contê-los ou suportá-los. Para tal objetivo se desenvolveu um tipo de porta que pode ser enrolada, composta por elementos de menor dimensão em forma de tiras e possível de ser montadas para grandes áreas de passagem, segue uma imagem :
PROBLEMÁTICA
As tiras que compõem os portões são fabricadas em chapas de aço ou alumínio dobradas e conformadas. Feitas para encaixar uma com a outra fazendo uma sequência de montagem. Para tal, vê-se a necessidade de conformação plástica das chapas, o que implica uma mudança de propriedades mecânicas do material tais como o módulo de elasticidade, após conformação. Devido a que estes elementos conformados terão uma função importante na estrutura do portão, é necessário conhecer a mudança nas propriedades mecânicas antes e depois da conformação, principalmente nos pontos de maior solicitação durante o uso. Também é importante conhecer a energia de deformação absorvida por unidade de comprimento, que seria muito útil no dimensionamento de mecanismo e motores para tal fabricação.
OBJETIVO
O objetivo principal do seminário será a análise da matriz de rigidez e a resistência ao escoamento no ponto de máxima solicitação durante o uso, serão feitas comparações com as propriedades mecânicas do material antes da conformação. Será estimada também a quantidade de energia de deformação por unidade de comprimento das tiras de matéria