Esboço de projeto de pesquisa
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
TIAGO PACHECO DA COSTA
CIBERCULTURA
A virtualização da indústria musical
Porto Alegre
MAIO/2012
TEMA
O presente artigo busca fazer um estudo sobre as mudanças causadas na vida social das pessoas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação e sua relação com as culturas contemporâneas, dentro da área que vem sendo chamada de cibercultura. Discutiremos as razões para tamanho avanço e a proporção de impacto em nossa sociedade, com ênfase para a área da indústria musical que passa por uma virtualização, como veremos no decorrer do texto.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O século XXI está apenas em seu início, mas já trouxe junto consigo uma infinidade de tecnologias e meios de informação que pareciam Inalcançáveis até pouco tempo. Tudo isso fruto de uma nova cultura que se instaurou na sociedade moderna no final do século passado: a cibercultura.
Cultura essa que, com o auxílio da internet está se disseminando em nossas casas e mudando hábitos que num passado não muito longe, pareciam instransponíveis.
Um dos aspectos peculiares da cultura contemporânea diz respeito, exatamente, ao consumo em massa de obras musicais. Consequência de uma indústria muito forte está sendo, com a utilização do ciberespaço modificada, de forma que as grandes empresas do ramo estão sofrendo fortes prejuízos.
PROBLEMA
Qual o motivo para essa reviravolta no mercado da indústria musical?
HIPÓTESE
O motivo disso segundo Messias Bandeira, da Faculdade de Comunicação da UFBA, é que o caráter hipermidiático da WEB promoveu o surgimento da chamada “virtualização da música”, amparada na sua digitalização. Isto significa dizer que qualquer obra musical é passível de compactação e difusão, à maneira de um arquivo de texto ou imagem.
Com a