ERU 430 - Análise economica da empresa rural
III. ANÁLISE ECONÔMICA DA EMPRESA RURAL
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento do comportamento dos custos é essencial para um efetivo controle da empresa rural e para o processo de tomada de decisão do administrador rural.
A sua determinação ajuda como elemento auxiliar de sua administração na escolha de culturas, criações e das práticas a serem utilizadas, além de servir para a análise da rentabilidade dos recursos empregados na atividade produtiva.
O levantamento dos custos de produção de cada atividade do negócio agrícola dá condições para que os agricultores enfrentem os mercados mais conscientes e os ajuda na verificação de sua posição em relação aos preços de mercado.
Os dados de custo, podem, ainda, ser utilizados como subsídio para o governo e entidades de classe na formulação de sua política agrícola. Esta política pode referir-se à fixação de preços para efeito de tabelamento, ao cálculo das necessidades de crédito, à orientação dos trabalhos de assistência técnica à produção, à fixação de preços mínimos, etc. A determinação e avaliação de custos é cercada de muitas dificuldades, além de apresentar elevado grau de subjetividade. Estas dizem respeito à avaliação correta de bens produtivos, avaliação da vida útil dos bens e preços dos insumos e serviços, dentre outros.
Além disto, é altamente relacionada com a tecnologia empregada.
Outra fonte de variação nos cálculos dos custos diz respeito à finalidade em vista e da decisão que se precisa tomar. Dependendo da finalidade dos cálculos e da situação da empresa, maior ou menor número de itens são incluídos no cálculo.
Pretende-se mostrar, neste capítulo, uma metodologia para se determinar os custos de produção dos produtos agropecuários numa forma que permita adaptações e ajustamentos às condições específicas de cada atividade e unidade de produção, prevalecendo, no entanto, as dificuldades apontadas anteriormente.
78
ERU 430 - Administração Rural
2.