Erros
Utilização de instrumentos para determinar medidas diretas de comprimentos, massas e volume de peças metálicas, assim como medidas indiretas de volume e densidade de materiais. As incertezas de medida foram determinadas com os métodos apropriados para cada caso. Com o uso do paquímetro, determinou-se o diâmetro e a altura do cilindro metálico. Com o mesmo objeto, mediu-se a profundidade e diâmetro do orifício (em formato cilíndrico também), presente no interior do já citado. A massa deste objeto foi determinada com o auxílio de uma balança. Havia também um tubo de ensaio com água com fins de determinar medidas diretas. Com o micrômetro, o fio irregular de cobre foi medido em dez pontos diferentes.
Método experimental:
1) O uso do paquímetro:
Posicionado o cilindro metálico na mesa, deslizou-se o vernier até os dois pares de encostos de medição externa encostarem nas laterais do cilindro. Obteve-se a medida do diâmetro. De forma idêntica, o mesmo procedimento foi realizado para determinar a altura do objeto. Como havia um orifício no cilindro, com o uso de medição de profundidade do paquímetro determinou-se a profundidade desta abertura, deslizando também o vernier. Para medir o diâmetro, foi necessário trazer o nônio à medida inicial (zero) e, usando os pares de medição interna, mediu-se o diâmetro do orifício.
2) O uso do micrômetro:
Para a medição dos dez pontos diferentes do fio irregular de cobre foi utilizado o micrômetro. Segurando o instrumento no isolante térmico presente nele, posicionou-se o fio de cobre na parte imóvel da superfície de medida. Girou-se, com cautela, a catraca – e consequentemente o tambor - para que a outra superfície se aproximasse o suficiente para fixar o fio. Após o procedimento, anotou-se a medida do fio, seguindo as medidas da escala principal e a linha horizontal do instrumento que coincidia com a escala do tambor. De forma idêntica, o procedimento foi realizado mais nove vezes percorrendo todo o fio de cobre.
3) Uso