Erros e vieses.
Pesquisas comprovam que alem da limitacao da racionalidade, os erros de vieses tambem atrapalham os tomadores de decisao em seus julgamentos. E porque isso ocorre? Devido ao rapido processo decisorio. Viés de excesso de confiança. Nós somos excessivamente otimistas em relaçao a probabilidade de acertos de nossas respostas. Por exemplo, Maria tinha sessenta a setenta porcento de certeza que foi bem nas suas provas, mas na verdade somente acertou cinquenta porcento. Viés de Ancoragem. O papel da ancoragem esta presente em entrevistas e negociacoes, muito utilizadas por profissionas como politicos, executivos, publicitarios.
Na medida em que alguem estabelece um numero, sua capacidade de ignorá-lo fica comprometida. Por exemplo, quando seu entrevistador pergunta qual o seu salário anterior, sua resposta será a ancora da oferta que ele lhe fará. Na maioria das vezes por isso damos uma levantada do salario anterior com a expectativa de uma oferta melhor.
Viés de Disponibilidade. É maior o numero de pessoas que tem medo de voar de aviao do que de dirigir um carro.Uma calunia. E porque isso acontece? Devido a mídia dar mais importancia aos acidentes aéreos, e como somos excessivamente influenciados pela mídia, achamos que e verdade o que ela nos passa. Viés da Representatividade. Avaliam a chance de um acontecimento tentando ajusta-lo a uma categoria pré-existente. Muitos de nós somos vítimas desse viés. Por exemplo, Pedro sonha em ser um jogador de futebol, mas na verdade tem mais probabilidade de ser um medico, advogado, mas por assistir jogos na televisão, acha que os jogadores sao iguais a ele. Ou, Pedro ouviu historias que um garoto da vizinhaça se tornou jogador de futebol a seis anos. Os executivos por exemplo, se baseiam no sucesso de um produto anterior para assim obter sucesso com novos