ERROS PR ANALITICOS AMANDA
Amanda Lacerda Martins
Bruna Figueiredo
Larissa Sayuri
Natália Cassador
1°A Biomedicina
ERROS PRÉ-ANALÍTICOS
São Paulo,23 de março de 2015.
Erro 1:
Um casal que viviam super bem e felizes com a filha de apenas 1 ano,está prestes a se separar por conta de uma desconfiança dele. Ele acredita que sua esposa tenha o traído, e então que sua filha não é sua filha legítima.
Para acabar com essa desconfiança, e com as brigas, eles decidiram então,fazer o exame de DNA. Quem fez questão de fazer todo o procedimento de agendamento de consulta foi o próprio marido.
Ele ligou,agendou,foi orientado dos documentos a serem levados e aguardou ansiosamente o dia do exame.
No dia do exame,ele foi com a criança sozinho,pois como já havia registrado a menina em seu nome,não era necessário a presença da mãe.
Na hora da coleta a biomédica não prestou atenção nos tubos colhidos, e sem perceber trocou as etiquetas com a do paciente que havia feito um exame mais cedo.
E por falta de atenção, quando o resultado saiu veio a bomba do resultado, negativo! Ao olhar o resultado, o marido ficou super furioso, xingando a esposa, quebrando tudo o que via pela frente e pedindo o divórcio.
Ela inconformada e sem reação,chorando tentava explicar para o marido que havia algo de errado, pois ela tinha certeza de que ele era o pai de sua filha. Ele a expulsou de casa, e ela foi para casa de sua mãe,levando consigo sua filha.Passou semanas e ela pensativa,e ainda sem entender, procurou o marido e pediu que fizessem um novo exame,como ele gostava muito dela e da criança aceitou. No dia do novo exame,estavam apreensivos e dessa vez ela fez questão de ir junto e ficar atenta a cada processo. Desta vez fou uma biomédica diferente que fez a colheita. Perguntando nome completo e data de nascimento dos mesmos,e colocando etiqueta nos tubos corretos, sempre com muita atenção e cuidado.
Como o casal estavam bem agoniados para receber o