erros na administração de medicamentos
Erro de medicação- é qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado do medicamento ou prejudicar o paciente, enquanto a medicação está sob o controle de um profissional de saúde, paciente ou consumidor (NCC MERP).
Para administrar o medicamento com segurança, eficiência e responsabilidade, o enfermeiro deve compreender os efeitos das drogas, administrá-las corretamente e monitorar as respostas do cliente (ARCURI, 1991).
Os erros durante o tratamento medicamentoso podem resultar em sérias consequências ao paciente e a sua família, como gerar incapacidades, prolongar o tempo de internação e de recuperação, expô-lo a mais procedimentos e medidas terapêuticas, atrasar ou impedir que reassuma suas funções sociais e até provocar sua morte (Peterlini et al., Reason, 2004). Considerando todos os tipos de erros que podem ocorrer durante o atendimento à saúde, os de medicação ganham destaque, sendo também a causa mais frequente de eventos adversos evitáveis (Carvalho e Vieira, 2002).
Administrar medicamentos é um processo multidisciplinar que envolve três áreas: a medicina, a farmácia e a enfermagem. Está implícito na relação entre o paciente e enfermeiro, o princípio deque esse está sempre trabalhando para o bem estar e benefício daquele e, quando ocorrem erros, há uma violação deste princípio, causando ao paciente um prejuízo, abalando a confiança que esse tinha no enfermeiro ou pessoal da enfermagem (GLADSTONE, 1995).
A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade da enfermagem. Portanto quando o profissional da área de enfermagem for realizar o procedimento tem que estar completamente ciente do procedimento que esta realizando e estar consciente de que se errar na administração o paciente pode perder a vida. O erro na administração de medicamento ocorre muitas das vezes em unidades de saúde que tem mínimo número de funcionários