erros de portugues
A MATÉRIA
RAIOS-X + MATÉRIA
CONSEQUÊNCIAS BIOLÓGICAS
EFEITOS DAZS RADIAÇÕES NA H2O
• A molécula da água é a mais abundante em um organismo biológico, a água participa praticamente de todas as reações metabólicas em um organismo. Na espécie humana, são cerca de 2x10² moléculas da água por quilograma, o que reflete a composição química da célula e permite afirmar que, em casa a exposições as radiações, as moléculas atingidas em maior número serão moléculas da água. Moléculas da água irradiadas sofrem radiólise. Em seguida à ionização da água segue-se um rearranjo eletrônico e a possibilidade de produção de radicais livres.
INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM AS
MOLÉCULAS DA ÁGUA
• A molécula da água e a mais abundante em um organismo biológico a água participa praticamente de todas as reações metabólicas.
H²O+
OH²
H+
são entidades químicas, altamente reativas em decorrência da presença de átomos cuja última camada não apresenta o número de elétrons que conferiria estabilidade à estrutura. RADICAIS LIVRES:
H²O
QUEBRA DE DNA
• Esta estrutura permite que, a partir de qualquer uma das duas fitas que constituem o DNA, que a molécula possa a ser reconstituída, em parte ou na sua integra. Esta característica do DNA é fundamental para a multiplicação celular, quando o
DNA deve ser duplicados as duas fitas da molécula se separam dando origem a dois moldes cada um do quais por complementação com os nucleotídeos adequados, produzira uma nova molécula, idêntica a original. Estas serão transmitidas para as células filhas, por mitose ou por miose.
Mutação genética
Quebra de molécula
MUTAÇÕES GENÉTICAS
INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM
A MATÉRIA
Radiação:
Eletromagnética (raios X e )
Partículas carregadas (e-, , d, etc)
Nêutrons
Ionização: Remoção completa de um ou mais elétrons de valência
Excitação: Os elétrons são levados a níveis com energias mais altas
INTERAÇÃO COM