Erro médico - o caso lanusse
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá tratar sobre o artigo que aborda o erro médico em uma paciente que buscava um tratamento com objetivo estético.
Lanusse Martins foi vítima da vaidade ou de uma falha por um médico incapacitado e sem os recursos necessários em sua clínica de estética?
Aos 27 anos, foi à óbito, vítima de uma embolia pulmonar devido a uma cirurgia de lipoaspiração em uma clínica de nome.
Embolia pulmonar é o bloqueio da artéria pulmonar, quando um sangue coagulado de uma veia se desloca e emboliza na artéria dos pulmões.
São muitos os casos em que médicos despreparados, sem nenhuma estrutura para atender os pacientes e até mesmo com péssima formação acadêmica têm em suas mãos as vidas de pessoas que por vezes, vão à busca de um simples tratamento, uma pequena correção aqui, outra ali, e acaba por ter a perna boa amputada, o olho bom retirado, partes de seus corpos mutilados e que lhe deixaram marcas para toda a vida, ou esta sendo ceifada.
Definição de erro médico pelo Manual de Orientação Ética Disciplinar do Cons. Federal de Medicina: “a falha do médico no exercício da profissão. É o mau resultado ou resultado adverso decorrente da ação ou da omissão do médico, por inobservância de conduta técnica, estando o profissional no pleno exercício de suas faculdades mentais. Excluem-se as limitações impostas pela própria natureza da doença, bem como as lesões produzidas deliberadamente pelo médico para