Erro de descartes
INGRID FERREIRA SILVA
LIVRO ANTÓNIO R. DAMÁSIO – O ERRO DE DESCARTES
UBERABA - MG
2013
INGRID FERREIRA SILVA
LIVRO ANTÓNIO R. DAMÁSIO – O ERRO DE DESCARTES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina Bases Biológicas 2º período/2013 do Curso de Psicologia.
Orientadora: Marilei Silva
UBERABA – MG
2013
O principal enfoque em Erro de Descarte feito por António Damásio, e a relação entre a emoção e a razão. Ao começo do livro por volta do século XX Damásio relata que especialistas eram voltados completamente a outros temas, não tinham muito interesses em estudar a emoção, de fato começaram a ter atenção pouco depois do lançamento do livro, neurocientistas que vinham estudando emoções em animais publicaram seus livros, laboratórios de neurociência situado nos Estados Unidos e na Europa estavam voltados ao tema, filósofos passaram a ser ouvidos com interesse, e principalmente o público, que começou a ter gosto sobre a emoção, finalmente mesmo que um século mais tarde, a emoção recebeu atenção.
Entrando na parte do raciocínio fala-se que ele nos dá a opção de pensar com inteligência, através de este pensar com inteligência descobrimos que muitos dos problemas que encontramos em nosso complexo ambiente podem ser resolvidos apenas com as emoções, abrindo possibilidades de seres vivos agir de tal maneira inteligente sem precisar pensar. A emoção também auxilia no processo de manter na mente os vários fatos que precisam ser levados em consideração para chegarmos a uma decisão. A presença da emoção no processo de raciocínio pode ser vantajosa ou nefanda, dependendo das circunstâncias da decisão e da história pregressa de quem a decide. A emoção nós entrega a conclusão tão diretamente e tão rápida que torna