Erradicação da pobreza
Um dos primeiros passos para alcançarmos este objetivo de vencer a pobreza e a desigualdade social é romper com a visão assistencialista da população e isso pressupõe o surgimento de uma nova sociedade, com indivíduos mais críticos e atuantes em seu meio social. E isto só será possível com o planejamento de Políticas Educacionais de qualidade bem como uma real fiscalização de seu cumprimento. As Políticas Públicas atualmente são muito bem planejadas, porém a execução deixa muito a desejar visto que não são devidamente fiscalizadas e isto colabora na manutenção do ciclo de pobreza.
A partir de uma educação de qualidade, os próprios sujeitos, estariam aptos a lutar pela melhoria social da comunidade onde estão inseridos, reivindicando seus direito e ao mesmo tempo cobrando a execução com qualidade das Políticas Públicas.
Aos trabalhadores do Serviço Social cabe a responsabilidade de gerar debates, buscando a garantia de direitos, a garantia de acessos e principalmente um novo olhar da sociedade sobre ela mesma, para que, conscientizada, ela se