Erp- sistema integrado de gerenciamento empresarial
ERP ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial são sistemas de informação feitos para integrar todos os dados e processos da organização em um só sistema, ele serve para realizar diversas operações dentro da empresa como compras, vendas, fluxo de caixa, controle de estoques, controle de produção, emissão de relatórios e etc.
O objetivo do ERP é automatizar as operações da empresa e fornecer informações que permitam o monitoramento e controle destas operações. Em outras palavras o sistema permite que a gestão da empresa seja feita de forma mais eficiente e precisa, gerando ganhos diretos em função da otimização de processos, além de muitos outros benefícios.
Os principais módulos de um sistema ERP são:
- Financeiro; - Contabilidade; - Recursos humanos; - Ativo fixo; - Processos; - Projetos; - Jurídico.
As principais vantagens do ERP são:
- Redução de custos: Os custos de todas as áreas podem ser controlados e usados para uma tomada de decisão mais rápida. Além disso, com um sistema de ERP, a empresa passa a ter menos fornecedores de software, o que diminui custos com licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, entre outros.
- Ajudar na comunicação interna: ao invés de cada setor ter seu sistema, todos os setores são interligados por um único sistema, facilitando a troca de informações.
- Agilizar a execução de processos internos: como todos os setores estão ligados pelo mesmo sistema, a informação chega muito mais rápido ao funcionário, agilizando o trabalho, isso faz com que a quantidade de processos diminua e os erros também.
- Ajudar na tomada de decisões: todas as áreas da empresa tem as informações necessárias para se preparar para eventuais mudanças.
-Aumento da produtividade dos processos: Através da automação de várias funções administrativas e eliminação de erros em tarefas básicas por muitas causas como duplicação de informações e falhas humanas, o ERP eleva a performance dos processos e consequentemente de seus