erosão glacial
Isso pode ocorrer também quando os blocos de gelo se desprendem das geleiras, deslizam pelas encostas das montanhas, e acabam desgastando as rochas, no Brasil não ocorre erosão glacial porque aqui não existem geleiras.
A erosão glacial pode ocorrer der três maneiras:
- águas das chuvas penetram entre as fendas das rochas, quando chega a época de frio muito intenso, essas águas congelam-se, e o gelo que ocupa mais espaço que a água líquida faz pressão sobre as paredes da rocha, quabrando-a.
- os blocos de gelo que saem das geleiras deslizam pelas encontas das montanhas, qubrando as rochas.
- Nas regiões onde faz muito frio, durante o inverno o gelo se acumula no topo das montanhas. Na primavera o gelo começa a derreter e a descer lentamente pelas encostas .No trajeto, formam novos caminhos e vão se transformando em água líquida, pelo aumento da temperatura, voltando a correr gelo antigo curso ou formando novos canais de água.
Efeitos poluidores da ação da ação de arraste:
- Os arrastamentos podem encobrir porções de terrenos férteis e sepultá-los com materiais áridos.
- Morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramentos.
- Turbidez nas águas, dificultando a ação da luz solar na realização da fotossíntese, importante para a purificação e oxigenação das águas.
- Arraste de biocidas e adubos até corpos d'água e causarem, com isso, desequilíbrio na fauna e flora nesses corpos (causando eutroficação por exemplo).
Outros danos:
- Assoreamento: que preenche o volume original dos rios e lagos e como censequencia, vindas as grandes chuvas, esses corpos d'água extravasam, causando enchentes.
-Instabilidade causada nas partes mais