erosao eolica
Profª Izabel Galindo
A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorre em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventosfortes. As terras ficam sujeitas à erosão pelo vento quando deveriam estar com a vegetação natural e são colocadas em cultivo com um manejo inadequado.
A erosão pelo vento, geralmente considerada de sériasconsequências nas regiões áridas e semi-áridas, pode ocorrer também em áreas úmidas. Desde que haja condições de solo, vegetação e clima, como as seguintes: solo solto, seco e com granulações finas,superfície lisa; cobertura vegetal rala ou inexistente; grandes lançantes sem nenhuma obstrução para redução da força do vento; vento suficientemente forte para iniciar o movimento das partículas desolo.
Quando grande parte das precipitações anuais se concentra em um período do ano, o resto pode considerar-se seco e vulnerável à erosão eólica. Em uma mesma região podem coexistir com igualintensidade, a erosão hídrica e a eólica.
As áreas de terras agrícolas sujeitas à erosão eólica localizam-se no Norte da África (Sahara, Kalahari), grandes extensões da Ásia (estepes russas, planícies daChina), Austrália, partes das Américas do Norte (Grandes Planícies) e do Sul. No Brasil, as áreas afetadas estão principalmente no Nordeste (Bahia) e Rio Grande do Sul (Alegrete, São João).
Osprincipais fatores que afetam a erosão eólica são o clima, o solo, a topografia e a vegetação. No que se refere ao clima, baixa precipitação (geralmente abaixo de 300mm/ano) e ventos fortes (acima de 20 km/he abaixo de 30 cm), quentes e secos são as causas mais comuns de problemas de erosão eólica.
A presença de torrões na superfície do solo previne a erosão eólica, pois resistem á força do vento,protegendo os materiais menos resistentes. Solos de textura fina, desestruturados, são mais suscetíveis, sendo o teor de umidade o fator mais importante, tendo em vista que apenas solo