Ernesto netto
Sua inspiração vem parcialmente de brasileiros do Neoconcretismo do final da década de 1950 e início da década de 1960 , como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e das ideias rejeitadas do modernismo de abstração geométrica, que pretendiam equiparar a arte com organismos vivos em uma espécie de arquitetura orgânica, e convidam o espetador a ser um participante ativo. Suas obras estão entre esculturas e instalações abstratas. No decorrer de sua carreira, procurou explorar a superfície, os materiais, a relação da forma e seu simbolismo, além de aumentar gradativamente o nível do contato do público com as obras.
Neoconcretismo
O neoconcretismo foi um movimento artístico-literário, surgido como uma forma de reagir aos excessos trazidos pelo concretismo. Enquanto o concretismo era extremamente racional, o neoconcretismo trouxe a subjetividade de volta para o processo de criação artística. Foi ele o responsável pela primeiras mudanças nas artes visuais no Brasil, através da proposta de uso de novos meios para a produção
“...A arte contemporânea tem um acontecimento pós-modernidade, pós-renascença. Teve mudanças de pensar na Europa. A arte até então, não sei se em todos os lugares, ela tinha uma conexão muito grande com a religião, com a política, com a sociedade de uma forma, como uma parte daquilo.
A partir de um tempo, no Ocidente, eles começaram a separar o conhecimento, a religião, a política, a arte, enfim os tipos de conhecimentos. A partir dos anos 50 ficou mais interessante, apesar de terem grandes artistas.No Brasil, a ideia de construir é constante, ela é viva. E isto foi muito importante para nós , inclusive para mim...”
Ernesto Neto no evento Travessas2
“ Uma vez quis fazer uma escultura, onde eu achava que era conceitual, mesmo sem saber o que era.”
Nave Deusa
Nave é o nome que Neto dá às suas esculturas que criam espaços que